CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sem Saramago - Caim e Abel





Caim e Abel


Gênesis 4 (Biblia)

“1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceite? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”.




Quando ouvi a declaração, oportunista, do escritor Saramago, fiquei estupefacto pela ignorância primária e maldosa do escritor. O homem torce as escrituras, interpretando-as à sua maneira sem qualquer conhecimento minimo de Hermenêutica ou de Exegese (Ciência e método de interpretação das escrituras, aplicada na vida do ser humano.)


Esta polémica levou-me a ler, novamente, o texto bíblico sobre a história dos irmãos Caim e Abel.


Claro que não me vou alongar, mas, objectivamente, o que Deus prentende ensinar através desta história de vida, é a maneira certa de agir. Senão vejamos:


Quando Deus não aceitou a oferta de Caim ( Deus, segundo as escrituras, conhece a intenção do coração) pretende ensinar ao primógénito de Adão que, na vida, temos de saber aceitar o "Não", aprendendo nas derrotas, o caminho da vitória.


Infelizmente, Caim,- em vez de dar o melhor de si a Deus e aos seus irmãos – permitiu que o ciume o dominasse, matando o seu próprio irmão, Abel.


Lição a tirar desta história? - Sê humilde e aprende a viver com o Não e com o Sim, sem ciumes. Nada justifica a violência ou a morte de alguém, pela mesquinhez das coisas temporais...


Cresce na harmonia da fé, confiante, cercado pela família e amigos que tanto te amam.





PjCondePaulino

16 comentários:

De dentro pra fora disse...

Infelizmente não é só ele que assim o faz, há muitos mais...
Mas que lhe fica mal ai isso fica, não sei porquê mas não vai á minha missa,comecei mas nunca consegui chegar ao fim de nenhum dos seus livros, vai-se lá saber porquê.

Bom fim de semana

sagitario disse...

estamos no século XXI e as histórias de Abel e Caim já não convencem as pessoas.
Mas a Biblia foi escrita pelo homem e Deus não teve nada com isso, como não tem noutros assuntos.
Por isso esse Deus que nos impuseram. castrador, implacável e justiceiro, não é realmente um Deus da bondade e do amor.
É no Deus bondoso amigo e cúmplice que a maioria das pessoas quer acreditar e seja-se crente, ateu ou mistico esse Deus apaziguador é que a Humanidade busca, tudo o resto é invenção do Homem para oprimir os mais fracos, nisso José Saramago tem toda a autoridade para denunciar, ele é um prémio Nobel e a sua qualidade de escritor é inegualável, só que incomoda muitos poderes e interesses instalados

PjConde-Paulino disse...

De dentro pra fora:)

Não tenho nada contra o senhor Saramago...ele pode escrever o que quizer e como quizer.
Na verdade, eu, que sou um assérrimo leitor de tudo que se escreve - Confesso que ainda não consegui ler, por inteiro, nenhum livro do "dito" - ( será defeito meu) ..
No entanto aconselhava os sr. a estudar e investigar com seriedade os temas sobre os quais escreve...( se eu sou formado em engenharia quimica, vou escrever sobre geologia? sobre a qual nada sei? - é uma questão de inteligencia...




lol"
"De" beijinhos e um excelente fim de semana.!

Pj

PjConde-Paulino disse...

Sagitário

Ana, antes de mais, agradeço o comentário interessado e interessante:)

Quando ao tema, permite que discorde um pouco...

1º “As histórias de Abel e Caim já não convencem?”
As histórias de Caim e Abel continuam a ser importantes para quem quer evoluir em cada deta.lhe da vida. Afinal o Homem continua o mesmo: Invejoso, Ciumento e violento. Lições desta história? -: Aquilo que semeares isso vais colher. Semeias ventos colhes tempestades. Semeias ódio colhes ódio....Sim eu gosto de aprender com Caim e Abel..

2º Concordo, quando afirmas que o Homem criou um deus castrador, implacável e justiceiro,
para subjugarem os povos a seu belo prazer; tanto a nivel politico comoo religioso.

3º Sim, concordo, e acredito num Deus de amor que deseja em cada um de nós, um viver genuíno,altruísta e verdadeiro.

4º Quanto a Saramago ter autoridade , por ser prémio Nobel,e ter dotes de escrita?

a) Para denunciar actos de opressão, violencia para com os fracos - todos nós temos essa autoridade para denunciar e exercer esse direito...( não é preciso ser Nobel).
b)Quando aos dotes literários lá os terá....quanto a “moral para julgar seja quem for...aí tenho muitas duvidas, basta relembrar vários casos de incoerencia e vandalismo intelectual da referida pessoa.

Nota: ele demonstrou, pelas afirmações feitas acerca da Biblia ( eu sou um cristão – não sou católico)..que desconhece completamente o sentido geral da mesma, usando totalmente fora do contexto um texto que é afinal um exemplo para nos ensinar muito de como devemos e não devemos viver...

Claro, aqui, cada um segue o que quer seguir....Ainda bem que Deus nos criou livres,,,,lol”:)

Um beijo e um excelente fim de semana!

Sempre considerando


PjCondePaulino

Lady disse...

Amiguinho

Prefiro ficar sem me pronunciar sobre este tema escaldante, no entanto sendo eu mmulher de FÈ não me agarro à Blblia como sendo incontestável...

A atitude de Saramago é arrogante mas ele é assim desde sp...

Um abracinho e nã se irrite!

Beijinhos!

Luisa

PjConde-Paulino disse...

lUISA...

Querida comadre, por quem sois...tendes o direito e a liberdade de dizer tudo que desejar dizer..ora essa..rsrsss

Deus criou-nos livres...:)Viva a liberdad expressão...e muito mais a liberdade vinda do coração:)

beijinhos

do sê Cumpadri" Pj

S* disse...

A inveja é uma coisa tao feia... LI boas partes da Biblia. Li esta historia e marcou-me. Há que saber retirar o que a Biblia tem de bom. :)

Je Vois La Vie en Vert disse...

Hoje na Sic, vou ver os argumentos do escritor porque será em debate com um membro da Igreja do que faço parte. Sou muito tolerante mas não posso admitir que tratem o meu Deus de rancoroso.

Os livros do Saramago nunca me atrairam porque o escritor não tem a minha simpatia. Não aprecio pessoas arrogantes e vaidosas e prefiro então ignorá-las.

Beijinhos

Verdinha

Carmo disse...

Querido Pj também não tenho nada contra o Nobel da literatura, mas até hoje não consegui ler um livro dele, nem a meio fico.
Contudo não creio que este livro seja para o promover como consta. Penso que ele não tem necessidade disso.
Para mim a Biblia é um mistério, sou uma leiga na matéria, mas na minha opinião a Igreja católica sobretudo, de-nos a imagem de um Deus castigador, veja-se a inquisição, as pandemias enviadas por Deus porque nos portamos mal, etc.
á igreja convinha sermos todos analfabetos. e isso eu não posso aceitar.
felizmente vivemos em liberdade.
Querido Pj o meu Deus é um Deus bom. Pode ser uma estrela, um guardião que está lá em cima a zelar por mim e pelos meus mas é infinitamente bom. mesmo quando escolhemos caminhos mais sinuosos.

Beijinhos

Carmo

Graça Pereira disse...

O senhor Saramago "respiga" da Bíblia o que lhe convém, fora de um contexto , o que altera bastante a leitura primitiva.
Eu penso que ele faz isto ( é apenas a minha opinião) para irritar o povo português maioritariamente cristão, "castigando-o" por não lhe ter dedicado tantas honrarias como o senhor estava á espera. Tem acima de tudo falta de humildade e de delicadeza.
Um bj Graça

PjConde-Paulino disse...

S*
Bom dia:)

Sim, a inveja - ou melhor: O Ciume doentio é tão maléfico...
É, acima de tudo, a mensagem que o texto pretende evidenciar...

Beijinhos

Pj

PjConde-Paulino disse...

Je Vois la Vie en Vert...

Verdinha, bom diaa!

Também evito pessoas arrogantes e de sectárias. Prefiro mil vezes, pessoas tolerantes e com as ideias arejadas:)

Beijinhos

Pj

marilu disse...

A Bíblia é uma história de um povo em busca de seu destino, no qual se misturam mitos, metáforas e fatos históricos. É o espelho da Humanidade com os seus esplendores.
O melhor e o pior de deus e da história $ão concentrados nesse livro, que poderia ser a imagem plástica da complexidade do ser humano.
Existe na Bíblia o Pentateuco, com um deus ciumento que expulsa Adão e Eva do Paraíso; o que confunde caprichosa e gratuitamente as línguas daqueles que constroem a Torre de Babel; ou manda matar os habitantes de cidades inteiras.
Existe o livro do Eclesiastes, contra a vaidade humana, que poderia ter sido escrito pelo pessimista Saramago;
ou o Cântico dos Cânticos, com sua força erótica, um canto à beleza do corpo humano e à sua sexualidade. Um livro libertador.

O autor de “Caim” escolheu os textos mais duros e polêmicos.
É que Saramago não concebe uma literatura desencarnada, incapaz de provocar não apenas polêmica como também desgosto.
Muitos, não apenas judeus, poderão se sentir negativamente surpreendidos com a forma com que o escritor trata a Bíblia e a seu deus.

Não é tarefa fácil permitir-se ironizar, de forma irreverente e até mordaz, o único livro considerado Patrimônio da Humanidade, como é a Bíblia, cuja etimologia significa “O livro”, por antonomásia, a grande novela do mundo, a mais traduzida de todas as publicações da História.

Perdoa-lhes pai...eles nao sabem, o que dizem...

PjConde-Paulino disse...

Carmo...

Bom dia, querida Carmo!

...eu acho que ele (saramago) quer promover o livro, sim..lol
E, pelo feitio que a pessoa tem, gosta de provocar, mesmo que os argumentos sejam sem nexo e demonstrando "ignorãncia" no assunto abordado.

Quanto à imagem que a igreja católica tem "pintado" sobre Deus; sim, é uma imagem desfocada do Deus de Amor evidenciado em toda a BIblia, cumprindo o seu propósito num Jesus Cristo de amor pleno..

Bem, mas isso é matéria para mais tempo...lol ( Sou um cristão - não sou católico) mas, como em muitas coisas, sou interessado e estudioso naquilo que nos pode tornar mais felizes:)

Até pareço um religioso,tradicional..lol" Não sou. Sou um homem livre....:)

beijinhos..

Pj

PjConde-Paulino disse...

Graça Pereira...

Ola!

Julgo que, quem por ignorância, ou por despeito, usa um texto fora do contexto, não é,seguramente digno de consideração intelectual...

Que o homem seja feliz e não diga barbaridades..:)

beijos

Pj

Susete Evaristo disse...

Está a ver compadre que ainda bem que um escritor/criador de estórias escreveu Caim?
Pois é pode não estar de acordo com a leitura que fazem os Cristãos mas quantos não se viram compelidos a ler outra vez a Biblia?
A arte é isso mesmo, e é tanto mais arte quanto mais geradorora de polémica e reflexão.
Um abraço