CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

sábado, 10 de maio de 2008

*** Solidão no meio da multidão***

- Foto de pjsoueu ( cidade de Amadora à noite) -

Esta foto não tem muita qualidade, (fotografei com telemóvel). O parque está lindo, faço votos para que os utentes o preservem e "usem" para melhorar a qualidade de vida no bairro.

No entanto o que vi de maior relevo, não foi a beleza das quedas de água ou o colorido das flores plantadas em cada canteiro, mas a distancia solitária das famílias, algumas sem o serem. Consigo ver, sem ver, dentro dos velhos prédios que circundam o espaço, o medo de sair à rua, o medo do futuro por não terem futuro.

Vivendo no Alentejo ainda vivo a qualidade de vida almejada por muitos citadinos. No entanto, quero afirmar que, a melhor qualidade de vida, existe quando as famílias ainda o são. O bem estar interior, seguro, ainda é verdadeiro, quando conhecemos os vizinhos e podemos dizer sorrindo: -Bom dia vizinha Maria, o vizinho Manuel está melhor?-

A liberdade existe? - no coração e mente jamais pode morrer, mas viver, nos actos diários de quem vive nessas cidades, envoltas em dificuldades sociais e por consequência "morais" estragando a vida de quem sonhava nos anos 60, 70 viver na metrópole uma vida de sonho para si e para toda a família.

Ainda guardo na memória o tempo que corria livre com os amigos, e a namorada, entre Benfica, Amadora ou mesmo, `a época, no maior bairro clandestino da Europa, Brandoa. O medo não existia, mas sim a liberdade de sonhar o futuro.

Hoje ainda é tempo de reflectir o futuro olhando o presente alicerçados no passado.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

"O PAPALAGUI - " Homem mais Civilizado?





Quando estive a visitar a Marta e o Tito, conversámos sobre tudo e nada; o "desporto" que dá saúde às amizades, fortalecendo-as na medida da qualidade dos exercícios praticados, nesse saudável "bate papo".

Em dado momento o Tito perguntou-me se já tinha lido o livro " O PAPALAGUI", respondi que não, ele de imediato, como é seu timbre, prontificou-se a emprestar-me. O pequeno livro é uma pérola, pela ingenuidade sábia de quem proferiu os discursos apresentados no manuscrito referido.

Permitam que transcreva o primeiro parágrafo da introdução, como nota explicativa do significado da obra:

O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor- é este o nome dado aos europeus nos discursos do chefe de tribo Tuiavii de Tiavéia, nos mares do sul.
Através do olhar deste chefe indígena, da longínqua ilhota de Upolu, pertencente ao grupo de Samoa, Polinésia, descobrimos a nossa própria imagem, com uma simplicidade que nós Europeus já perdemos.


Entre os diversos capítulos, quero referir alguns excertos. Dizia o Chefe Tuiavii:

"Como vivem obcecados pelo medo de perderem o seu tempo, todos os
Papalaguis - sejam homens, mulheres ou crianças - sabem com exactidão quantas vezes nasceu o sol e a lua desde que viram pela primeira vez a luz do dia. Este acontecimento é considerado tão importante que o celebram, a intervalos de tempos fixos e regulares, com flores e grandes festas.


Ter uma idade, quer dizer: ter vivido um determinado numero de luas. Isto de se perguntar qual o numero de luas, apresenta grandes perigos, pois assim se acabou por determinar quantas luas dura em geral a vida dos homens. Ora acontece que cada um, sempre muito atento a isso, passadas que foram inúmeras luas, dirá: "Pronto! não tarda muito que eu não morra!" Nada mais lhe causa alegria e, de facto, acaba por morrer daí a pouco tempo.


O tempo é calma, paz e sossego, gosta de nos ver descansar. O Papalagui não percebeu o que o tempo é. É por isso que o maltrata, com seus modos rudes.


Oh meus queridos irmãos! Nós nunca nos queixámos do tempo, amámo-lo e acolhemo-lo tal como ele é, nunca corremos atrás dele, nunca tentámos fechá-lo ou cortá-lo em pedaços. Nunca o tempo nos deixou desesperados ou acabrunhados. Não precisamos de mais tempo do que o que temos, temos sempre tempo suficiente.


Sabemos que atingiremos o nosso alvo a tempo. e que muito embora ignoremos quantas luas se passaram. o Grande Espírito nos chamará quando lhe aprouver.


Devemos curar o Papalagui da sua loucura e desvario, para que ele volte a ter a noção do verdadeiro tempo que tem perdido. Devemos destruir as suas pequenas máquinas do tempo e levá-lo a confessar que há muito mais tempo do nascer ao pôr-do-sol do que ao homem lhe é dado gastar."

Ao ler a definição "Ter Tempo" com uma simplicidade tão inocente e sábia, faz-me pensar, se afinal, estamos a viver (usar) o tempo que graciosamente nos é dado, da melhor forma, dando às pessoas que amamos o tempo de qualidade necessária ou andamos tão preocupados com tantas coisas inúteis que só nos trazem infelicidade!??

No texto Bíblico do livro de Provérbios do rei Salomão, está escrito:


-" TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de derrubar, e tempo de edificar.


Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.


Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.


Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus."


Perante tudo isto, será que estamos usando o tempo, no tempo determinado, que seja de construir, pontes, entre os homens e mulheres do nosso tempo, não esquecendo a nossa família?

segunda-feira, 5 de maio de 2008

o Pj Sou eu (foto cá do "Je")

Mais uma vez a minha Comadre Coragem me elegeu para proceder ao desenvolvimento do meu parecer, em 6 pontos, acerca da minha própria pessoa...Foi numa camisa de onze varas que sua alteza me meteu...lol

1. Considero que sou uma pessoa sincera, embora um pouco fechado nos primeiros contactos. Sou assim uma espécie de seleccionador de amizades muito "Elitista"

2. Gosto imenso de estar rodeado de pessoas criativas e com sentido de humor.

3. Sou algo teimoso,; mas compreensivo, compassivo para com os que erram desde que se justifiquem ; nem que seja por demonstrarem que foram estúpidos; mas que reconheçam.

4. Tenho muita dificuldade em me perdoar a mim mesmo quando erro. Mas, já aprendi a saber domar-.me e sempre me vou perdoando, para não ter de repetir de novo esse sacrifício..lol

5. Vivo rodeado de música e bons livros. e sem eles sinto-me despido, em tempo de frio..lol

6. Gosto de viajar. Quando não há tempo, ( €) sempre há tempo... para viajar nas asas do sonho.



que bom...esfrego as mãos de contente, vou passar a batata quente a mais 6 blogs...lol... e
Os eleitos são:
LisßO@ P@ris LisßO@

O Onomatopaico

Tempo de Janela

Desafio

acertezadaincerteza

TOMAR PARTIDO

eeeeeeee Riscos de vida lolllllllllllllllllllllllllllll

Musica

(foto de Pjsoueu) -Barragem de Odivelas- Alentejo

Da esquerda para a direita: Baterista: meu filhote, o Natanael***Acordeão: Pjsoeu***Teclas: meu sobrinho: Marcos***Piano:Reverendo e amigo Óscar .

Sublinho o facto da fotógrafa de serviço ter sido a Carmo :) ( : -a menina da sala ao lado do quarto onde nasci--lol)) se forem ler o artigo "História de Vida" vão saber quem é ...lol )):)