CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Começar de novo? - Feliz Ano Novo -

***foto de Pjsoueu na neve***
E se pudesse começar de novo?



Por vezes oiço alguém dizer: “Se tivesse que viver outra vez, não mudaria nada”. Invejo essas pessoas, ou melhor, tenho duvidas sobre essa afirmação, porque não acredito em vidas perfeitas, a começar pela minha. Se pudesse refazê-la, alterava algumas coisas… se ao menos tivesse sabido o que sei hoje..oh, oh tantas vezes oiço estas frases.

É evidente que, exceptuando as fantasias sobre viagens no tempo, as pessoas não podem voltar atrás. O passado deve ser lembrado, vivendo o presente e planeando o futuro. Com o passar de cada ano, há sempre o desejo de uma nova estratégia, um momento de viragem nos pontos importantes relativos ao nosso relacionamento com Deus, no âmbito da família, amigos - seja no trabalho, finanças ou noutras áreas.

Ao anteciparmos mentalmente, o início de 2009, consideramos a possibilidade de fazer as coisas de modo diferente, reescrever metas pessoais e profissionais, tomar “decisões”. Mas a verdade é que a vida é por vezes difícil e complexa, não podemos restaurar tudo o que carece de mudanças ou restauros. Ao planear ou estabelecer objectivos o melhor é usar a regra da simplicidade, dando um passo de cada vez.

Os nossos planos devem ser razoáveis para não ficarmos desanimados. Se estiver a dever alguns milhares de euros, por exemplo, não programe ficar livre da dívida até ao fim do ano;- seja realista. Faça um esforço para reduzir consideravelmente essa dívida, saldando parte dela, nesse período de tempo.

As nossas metas devem ser ambiciosas, desafiando-nos a concretizar os nossos sonhos. Mas precisam ser realistas e alcançáveis. Não pense, por exemplo, competir numa maratona na próxima semana, se nunca correu, sequer, um quilómetro. O objectivo de fazer o tal curso há tanto tempo sonhado, no próximo ano, para uma mudança qualitativa na carreira, pode ser o ingrediente vital para o crescimento profissional a longo prazo.

Deixar o passado no passado. Pessoas sábias aprendem com o passado, mas ficar a recordar os fracassos passados é contraproducente e leva à derrota.

Muitos estão sempre a planear ou desejar fazer algo de significativo, mas nunca actuam, transferindo tudo para outro dia.


Agir conforme as oportunidade, qual oferta dos céus.


Considero salutar olhar para os princípios valiosos para começar de novo, formulando planos e estabelecendo metas: . “Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo...” (Tiago 4:13-17). da BIblia


Fazer preparativos razoáveis para o futuro.
O problema com o futuro é a incerteza. Quem sabe que acontecimentos inesperados irão afectar os nossos planos?



***Desejo para todos os meus amigos um NOVO ANO cheio de alegria, e, na incerteza, que a certeza vos traga, qual dádiva do Deus de Amor, a maior felicidade.***