CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

- A CRISE NO MUNDO -

***** ((( fotos de Pjsoueu em Évora)))


A crise no bolso e na alma de quem aqui vive.


Enquanto bebo um café oferecido pela minha querida esposa, analizo uma reflexão sobre a economia actual, enviada pela -ASPEC - Associação de Profissionais e Empresários Cristãos.


Durante a leitura, penso na tremenda crise económica que está a afectar, infeccionando a vida de milhões de pessoas pelo mundo.


A performance e agravamento dos juros e fundos económicos, não nos dão qualquer garantia de futuro. As previsões, mesmo de 1 a 3 meses anteriores não tem nenhum valor enquanto previsão. Saber esse tipo de coisas tem muito pouco valor prático.


Assim, como a areia da praia que está em permanente movimento, eles não oferecem fundamento sobre como edificar uma estrutura estável.


Como cristão que sou, tenho o hábito de ler a Biblia, o Livro dos livros, inspirado por Deus.

Fazendo uma pequena viagem através de alguns textos do rei Salomão, conhecido como o homem e governante mais sábio sobre a terra, no seu tempo; meditei cuidadosamente sobre vários pensamentos, avisados, pelo monarca e outros escritores do texto sagrado.


Buscar em primeiro lugar a sabedoria oferecida gratuitamente por Deus e não sómente a sabedoria convencional para encontrar os princípios que guiarão a nossa tomada de decisão. Toda a Sagrada Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar...(II Timóteo 3:16).


Aceitar individualmente a responsabilidade pessoal por tomar decisões financeiras inteligentes e consistentes. Não esperar que outros tomem as decisões difíceis por nós.Ora, o que se exige àqueles que estão ao serviço de Cristo é que sejam fiéis” (I Coríntios 4:2).


Evitar a dívida ao máximo, por ser potencialmente escravizadora. “O rico domina sobre os pobres; o que pede emprestado fica escravo do credor” (Provérbios 22:7).


Manter equilíbrio apropriado entre os gastos correntes e as poupanças de longo prazo e isto é sinal de sabedoria. Na casa do sábio há ricos e preciosos tesouros; o insensato gasta tudo o que tem” (Provérbios 21:20).


Investir segundo estratégias cuidadosamente pensadas e não de forma impulssiva.Os planos bem trabalhados dão bons resultados; os que se fazem à pressa levam à miséria" (Provérbios 21:5).


Confiar na diversificação em vez da preocupação com os ciclos do mercado, como uma maneira de controlar o risco e proteger o capital. “Partilha o que é teu ((amizade, conhecimentos, alegrias, bens )) com todos os que puderes; nunca sabes as desgraças que podem cair sobre o país" (Eclesiastes 11:2).


Guardar-se contra a ganância/ cobiça e o desejo de gastar toda a energia e esforço na tentativa fútil de obter o mais alto retorno possível. “Não corras atrás das riquezas; tem bom senso e evita pôr nisso a tua ambição!” (Provérbios 23:4).


Estes princípios, se seguidos de forma consistente, liberta-nos para que deixemos os resultados com Deus, sabendo que “A piedade ( amor em acção) com contentamento é grande fonte de lucro” (I Timóteo 6:6).


Desejo a cada um dos meus amigos,que encontre o melhor caminho neste tempo de crise, para que ela não nos roube o que temos de mais precioso, a alegria de viver:)