CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Andorinhas e Hienas

(( Foto de Pjsoueu na barragem de Odivelas - Alentejo))



Andorinhas e Hienas



“Um incêndio devastador estava a propagar-se por toda floresta. Enquanto as labaredas transformavam tudo em cinza, os animais fugiam para salvar a própria vida.

Entre os muitos animais uma pequena andorinha, decidiu conter o fogo. Sobrevou o local e, não muito longe dali, descobriu um belo lago de águas límpidas.

Agindo rápidamente voou na direcção do lago, mergulhou as penas nas águas e sobrevoou a floresta em chamas. Sacudiu as penas para que as pequenas gotas caissem sobre o braseiro na tentativa de salvar a floresta.

A pequena andorinha num momento, olhou para baixo e viu uma hiena desdenhando do seu trabalho. A Hiena ria sarcásticamente, com aquela superioridade enganosa, desprezando o que parecia ser um acto sem valor, da gentil ave.

A Andorinha que acima de tudo pretendia fazer algo positivo disse:
“Eu sei que não vou poder apagar o fogo sózinha, mas estou a fazer tudo que está ao meu alcance”.


Assim acontece com alguns de nós; somos como as hienas que nunca acreditam na possibilidade de exito dos pequenos gestos.

Um pequeno acto de coragem junto com mais decisões positivas, podem salvar esta floresta, onde todos nós estamos e vivemos.

Como escreveu Franklin Delano Roosevelt em Março de 1933, num período da maior depressão, no seu discurso de tomada de posse como presidente dos Estados Unidos:

“A única coisa de que temos medo é do próprio medo”
*
*
*
*
*