CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

terça-feira, 15 de julho de 2014

Sou eu e Tu. Sou Camões, Eça e Pessoa...


Depois da meia-noite em Paris:https://www.youtube.com/watch?v=4qD68QcPgOY
SOMOS CAMÕES, EÇA OU PESSOA..., por PjCondePaulino

Ontem passei em frente do Vaudeville e parei para ver Gustave Flaubert sentado numa cadeira na esplanada do café Americano em Paris .... Estava a sorrir, tomando um café com a personagem do seu livro, Madame Bovary. Notei neles um misto de prazer e de tristeza. Mas, esta noite, não quero tristezas. Calcorreei a Avenida do Bosque de Bolonha, e descubro entre o bulício da multidão o nosso amigo Jorge Duroy com o peito para fora, caminhando elegante, a sorrir; estendeu a mão para mim. Esta personagem tinha jantado num restaurante da Rua de Notre-Dame-de-Lorette; estava feliz. Fomos juntos, queríamos encontrar o seu criador, Guy de Maupassant lá para os lados dos Campos Elísios. Encontrámo-lo eufórico com o seu romance “ Bel-Ami” debaixo do braço. Gostei dele: objetivo, numa linguagem rigorosa com aquele realismo psicológico que me empolga.

Depois da meia-noite não há fronteiras. O tempo voa através dos anos e somos tudo e somos nada e somos o outro para voltarmos a ser nós. Hoje e aqui, na cidade luz, sinto em mim esta natureza humana, exaltada, calma, no requinte dos poetas. Depois da meia noite oiço liras de cordas metálicas. Declamando aos céus epitalâmios elegíacos.

Assim, já não tenho medo do aspeto rubicundo nem das alturas dos gigantes "golianos. Porque, afinal, em Paris ou em Lisboa, Sou sempre Eu e Tu . Sou Eça e sou Pessoa. Sou eu e és tu. Somos nós no abraço que nos une na fronteira do espaço infinito pintado de estrelas pelo supremo Pintor.

*
*
*
*Foto: PjCondePaulino
Modelo fotográfico: Natanael Conde Paulino.
Local: Paris.
Ver mais

Sem comentários: