CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

CASTELO ONDE TE SONHO POESIA

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Andorinhas e Hienas

(( Foto de Pjsoueu na barragem de Odivelas - Alentejo))



Andorinhas e Hienas



“Um incêndio devastador estava a propagar-se por toda floresta. Enquanto as labaredas transformavam tudo em cinza, os animais fugiam para salvar a própria vida.

Entre os muitos animais uma pequena andorinha, decidiu conter o fogo. Sobrevou o local e, não muito longe dali, descobriu um belo lago de águas límpidas.

Agindo rápidamente voou na direcção do lago, mergulhou as penas nas águas e sobrevoou a floresta em chamas. Sacudiu as penas para que as pequenas gotas caissem sobre o braseiro na tentativa de salvar a floresta.

A pequena andorinha num momento, olhou para baixo e viu uma hiena desdenhando do seu trabalho. A Hiena ria sarcásticamente, com aquela superioridade enganosa, desprezando o que parecia ser um acto sem valor, da gentil ave.

A Andorinha que acima de tudo pretendia fazer algo positivo disse:
“Eu sei que não vou poder apagar o fogo sózinha, mas estou a fazer tudo que está ao meu alcance”.


Assim acontece com alguns de nós; somos como as hienas que nunca acreditam na possibilidade de exito dos pequenos gestos.

Um pequeno acto de coragem junto com mais decisões positivas, podem salvar esta floresta, onde todos nós estamos e vivemos.

Como escreveu Franklin Delano Roosevelt em Março de 1933, num período da maior depressão, no seu discurso de tomada de posse como presidente dos Estados Unidos:

“A única coisa de que temos medo é do próprio medo”
*
*
*
*
*

4 comentários:

Luna disse...

A verdade é que não podemos mudar as mentalidades nem o mundo, mas se cada um de nós fizer o que é certo as circunstancias podem mudar
beijinhos

marilu disse...

"Enfrente o que lhe dá medo e o medo desaparecerá. Seja qual for o obstáculo ou situação, enfrente-a com coragem. Abrace firmemente o tigre ameaçador e veja que na verdade ele é apenas um tigre de papel. E um profundo sentimento de vitória dará o impulso necessário para alcançar a liberdade."


"Na adversidade, não percas a coragem
E guarda a esperança; pois só a esperança não abandona o homem nem sequer no momento da morte."
"Rebus in adversis animum submittere noli,
Spem retine; spes una hominem nec morte relinquit."




"Os homens que mais venceram na vida foram sempre afáveis e generosos; iam para as suas ocupações diárias de sorriso nos lábios e suportavam com denodo as vicissitudes da vida."




"Por mais forte que seja, a coragem é uma máscara para o medo."






"Se fores capaz de planear uma empresa nobre, sem o desfalecimento até lhe dares completa realização, ainda mesmo que à custa dos maiores sacrifícios, se conseguires vencer na luta pelo teu ideal, apesar de todos os obstáculos que se te deparem, então verás chegada a hora do teu triunfo. Tem coragem, alma e valor. Tem ânimo que um dia vencerás e alcançarás o prêmio da vitória."







"O medo da loucura, na maioria das vezes, outra coisa não é senão o próprio medo de viver, de enfrentar as exigências de nosso aperfeiçoamento, de dominar nossos instintos. Entre a ingenuidade da vida instintiva e aquilo que deveríamos conscientemente e constantemente nos esforçar para atingir, medeia sempre um abismo. Não conseguimos atravessá-lo lançando sobre ele uma ponte. Mas, uma em cem vezes, podemos tentar saltá-lo. E para cada tentativa precisamos de ter coragem. E antes de cada salto havemos de sentir algum medo."

"Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justeza, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre."


"Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o. Arrisque, ouse, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar."





"Nesta luta permanente para viver é necessário que existam força, coragem, dedicação e amor."







"Só temos coragem para com os que amamos amando-os menos."


pensemos ....amando...so assim alcançaremos...
um beijinho e uma linda semana ...

Anónimo disse...

Grandes mudanças...
Gostei!!!
Beijo

Carmo disse...

Querido PJ se cada um de nós olhasse menos para o seu próprio umbigo o mundo seria certamente mais justo e fraterno.
Um beijo
Bom fim-de-semana