A crise no bolso e na alma de quem aqui vive.
Enquanto bebo um café oferecido pela minha querida esposa, analizo uma reflexão sobre a economia actual, enviada pela -ASPEC - Associação de Profissionais e Empresários Cristãos.
Durante a leitura, penso na tremenda crise económica que está a afectar, infeccionando a vida de milhões de pessoas pelo mundo.
A performance e agravamento dos juros e fundos económicos, não nos dão qualquer garantia de futuro. As previsões, mesmo de 1 a 3 meses anteriores não tem nenhum valor enquanto previsão. Saber esse tipo de coisas tem muito pouco valor prático.
Assim, como a areia da praia que está em permanente movimento, eles não oferecem fundamento sobre como edificar uma estrutura estável.
Como cristão que sou, tenho o hábito de ler a Biblia, o Livro dos livros, inspirado por Deus.
Fazendo uma pequena viagem através de alguns textos do rei Salomão, conhecido como o homem e governante mais sábio sobre a terra, no seu tempo; meditei cuidadosamente sobre vários pensamentos, avisados, pelo monarca e outros escritores do texto sagrado.
Buscar em primeiro lugar a sabedoria oferecida gratuitamente por Deus e não sómente a sabedoria convencional para encontrar os princípios que guiarão a nossa tomada de decisão. “Toda a Sagrada Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar...(II Timóteo 3:16).
Aceitar individualmente a responsabilidade pessoal por tomar decisões financeiras inteligentes e consistentes. Não esperar que outros tomem as decisões difíceis por nós. “Ora, o que se exige àqueles que estão ao serviço de Cristo é que sejam fiéis” (I Coríntios 4:2).
Evitar a dívida ao máximo, por ser potencialmente escravizadora. “O rico domina sobre os pobres; o que pede emprestado fica escravo do credor” (Provérbios 22:7).
Manter equilíbrio apropriado entre os gastos correntes e as poupanças de longo prazo e isto é sinal de sabedoria. “Na casa do sábio há ricos e preciosos tesouros; o insensato gasta tudo o que tem” (Provérbios 21:20).
Investir segundo estratégias cuidadosamente pensadas e não de forma impulssiva. “Os planos bem trabalhados dão bons resultados; os que se fazem à pressa levam à miséria" (Provérbios 21:5).
Confiar na diversificação em vez da preocupação com os ciclos do mercado, como uma maneira de controlar o risco e proteger o capital. “Partilha o que é teu ((amizade, conhecimentos, alegrias, bens )) com todos os que puderes; nunca sabes as desgraças que podem cair sobre o país" (Eclesiastes 11:2).
Guardar-se contra a ganância/ cobiça e o desejo de gastar toda a energia e esforço na tentativa fútil de obter o mais alto retorno possível. “Não corras atrás das riquezas; tem bom senso e evita pôr nisso a tua ambição!” (Provérbios 23:4).
Estes princípios, se seguidos de forma consistente, liberta-nos para que deixemos os resultados com Deus, sabendo que “A piedade ( amor em acção) com contentamento é grande fonte de lucro” (I Timóteo 6:6).
Desejo a cada um dos meus amigos,que encontre o melhor caminho neste tempo de crise, para que ela não nos roube o que temos de mais precioso, a alegria de viver:)
23 comentários:
Princípios básicos para debelar a insegurança que nos assola.
Beijo,
Inês
Olá compadri que grande ausência já sentiamos a sua falta, seja benvindo.
Como sabe não pratico qualquer religião mas conheço a Biblia pois fiz alguns estudos evangélicos. Na verdade há imensas histórias e conselhos mas ou são ignorados pela maioria dos que se dizem cristãos ou são cristão de fachada pois se fossom observados como o compadri diz muita coisa seria diferente.
Beijos aos três.
dois rios:
Inês, é verdade; há princípios que, seguidos ou experimentados com verdade nos levam a um melhor desempenho na vida:)
obrigado pela tua presença. Beijos
Susete:
"Cumadri" seja benvinda a esta sua casa.É sempre, motivo de alegria a sua presença, alentejanita..lol..
Quanto ao tema do post,não costumo julgar quem é melhor ou pior cristão, ou mesmo se não pratica o cristianismo.O importante é aprender pelos acontecimentos e conselhos nela relatados.
Sei por experiência própria, quão importante tem sido para mim seguir os conselhos e ensinamentos das escrituras. Deve ter notado, comadre, que não sou "beato"; não sou católico; mas sou cristão no sentido pleno da palavra, considerando todas as ideologias, tentando aprender mesmo com as coisas negativas para não fazer o mesmo.
UM beijo e abraço apertadinho ( nao muito para nao estragar a mercadoria..lol
do seu cumpadri, Pj
Deve haver mta gente por este pais fora, que esta a perder a alegria de viver, deve ser dificil a mtos sobreviver a estes tempos...mas vamos ser positivos e confiantes e acreditar que tudo vai melhorar e que os sorrisos possam ser sinceros e rasgados...
um beijinho e um excelente fds.
ondinhas:)
Vamos acreditar, sim. Mesmo no meio das dificuldades, vamos "usar" a crise para melhorar a perspectiva do modo como se vive em Portugal e no mundo.
A solidariedade tem de ser bem mais real e efectiva.
Um beijo com o desejo que os sorrisos de felicidade permaneçam sempre no teu rosto e dos que mais amas. - Pj -
Eu acho incrivél esta sua capacidade de faze paralelismos!
Confesso que até ao Crisma ainda os conseguia fazer, mas a dada altura nunca mais voltei a procurar estes sabios conhecimentos e mesmo a fé com tanta intensidade... até agora que me deparo com o Pjsoueu a fazer-me pensar...
um bem haja para si e sua familia e pelas coisas boas que me traz !!
Bom fim de semana !
eu:
Obrigado pelo carinho e incentivo.:)
Em dado momento escrevi uma canção, cujo tema era e é: Pensa um Pouco"
A verdade é que actualmente as pessoas andam tão envolvidas com as dificuldades que nem tem tempo para pensar um pouco no melhor caminho a seguir.
Considero que é tempo de repensar o que é mais importante na nossa vida ..
Um beijo, com o desejo de uma semana excelente para si e familia:)
Eu é que agradeço !! :-)
beijinho para os 3
Eu não preciso ler nenhuma reflexão para saber que a crise é grave. Eu sinto-a todos os dias, infelizmente.
Beijinhos.
D: Antónia:)
Bem haja.É uma honra recebê-la sempre nesta sua casa:)
Claro..é evidente que todos estamos a sentir essa crise, de uma forma ou de outra.
A reflexão não é sobre quem sente a crise, mas o que fazer em tempo de crise:)
ya ya?? compris, gentil amie?:)lol"
Que a crise, seja ela o que for seja motivo de mudança positiva na tua vida, amável amiga:)
beijos do Pj
Principalmente sem ganancia! Se tivéssemos apenas o que precisamos, não faltaria nada, para ninguém...
Linda essa mensagem!
Beijos de luz e o meu carinho...
mundo azul:
Concordo consigo: Sem ganância; onde o egoísmo fosse disfarçado pela vontade de ser mais inteligente nos recursos materiais, humanos e espirituais ofertados por Deus nestes tempos difíceis:)
Carinhosamente, um beijo.*Pj*
Na liberdade das palavras
continuo a voar,
na minha liberdade de sonhar,
continuarei a escrever.
anja
ANJA:
Escreve, escreve na tua liberdade, sente como é belo o sonho quando sabemos amar a vida e o que o autor da Vida nos deu:)
beijos, bela aquariana.:) do Pj e familia..
Principios basicos que facilmente deveriam ser seguidos por todos nós..independentemente da religião.
Em tempo de crise, devemos ser mais solidários e amigos, para com os outros...
Eu julgo fazer a minha parte. Mesmo em tempos dificeis, tento sempre ajudar o próximo...
Beijinhos para si e para a sua familia.. e claro, um ..
Xi-coração
Xinha:
Considero muito a tua opinião. Não há duvida: Não importa o credo ou religião de cada um mas os princípios de solidariedade nos tempos de maior dificuldade...
beijinhos para ti e familia do PJ e sua "Prole" :)
Vizinho linda mensagem aqui deixas.
O mundo seria bem mais simples.
Beijinhos
Olá Compadre,
Hoje passei não para comentar, mas para perguntar:
Como é que mê compadre tem passado?
Dê lá noticias que a comadre tem sentido a sua falta:)
Beijinhos
Cumpadri estou apoquentada. Atão... com o campadri há tantos dias sem dezer nada, anda atarefado?
Bejinhos ós três
Muito bom o teu post.
Muito bem elaborado.
Gostei de ler e refletir em tudo o que escreveste.
Tenha uma boa semana.
Fica com Deus.
Boa música ;)
vim para conhecer teu blog, parabens , muito bom.
maurizio
Enviar um comentário